Escolher o vinho perfeito pode parecer desafiador diante de uma ampla diversidade de vinhos do mundo inteiro. Com algumas dicas simples, encontrar o rótulo que agrade ao seu paladar, de amigos ou convidados, fica muito mais fácil. E servir o vinho que você selecionou é gratificante.
Entenda qual tipo de vinho mais te agrada
O mais intenso ou mais leve. Com ou sem amadurecimento em barrica de carvalho. Um vinho frutado ou que apresente os taninos mais terrosos. Identifique qual te agrada mais. No caso dos brancos, que tenha características minerais, florais, amanteigado ou frutado. Explore diferentes países, regiões e castas para descobrir quais estilos e sabores mais lhe agradam.
Como escolher o melhor vinho demanda experimentação. descobrir o que agrada o seu paladar é experimentar vinhos diferentes. Visitar degustações em vinícolas, participar de eventos de degustação ou comprar pequenas garrafas para experimentar em casa são ótimas formas de ampliar seu conhecimento e descobrir novos favoritos. Participar de confrarias também é uma ótima opção onde, além de viver um momento descontraído, você compartilha de conhecimentos sobre a região, as castas e sobre o produtor.
Leia os rótulos das garrafas, que muitas vezes contêm informações valiosas como as uvas utilizadas, o teor de açúcar e álcool, safra e outras características. Ler as descrições ou pesquisar sobre o vinho na internet pode ajudar a ter uma ideia do que esperar. Em alguns sites encontramos sugestões de harmonizações e até mesmo histórias das tradições familiares, ou alguma cultura regional contada através da descrição do vinho.
Pense no contexto em que você servirá o vinho
Pense também no contexto em que você consumirá o vinho e leve em consideração a ocasião. Um jantar formal, pede um vinho tinto encorpado. Um encontro descontraído com amigos, um vinho mais leve e fácil de beber. Um almoço ao ar livre ou um passeio na praia, pede um vinho branco fresco e leve.
Considere a harmonização com a comida. Ela pode realçar tanto os sabores da refeição, quanto os do vinho. Peça recomendações a sommeliers ou amigos que tenham experiência com vinhos. Eles podem oferecer sugestões personalizadas com base no que você procura. Testar combinações para descobrir suas preferências pode trazer boas surpresas e algo inesperado pode se tornar um ‘novo favorito’.
Escrito por Tatiane Moretto – sommelière
