A região de Bordeaux é uma das principais regiões vinícolas da França
A região de Bordeaux é uma das principais regiões vinícolas da França. Dividida pelo estuário Gironde, estão a margem direita, em que a uva Merlot predomina, e a margem esquerda, onde a Cabernet Sauvignon é a protagonista. Além disso, entre os dois rios está a região nomeada ‘Entre-Deux-Mers’, que significa ‘Entre os Dois Mares’.
A história da região
Em 1982, Bordeaux viveu uma grande transformação, com a melhor safra de todos os tempos após tantos anos com um terroir inexpressivo. Esse ano marcou um marco histórico para a qualidade e quantidade dos vinhos, e alguns se tornaram raros, tornando-se os mais caros do mundo, podendo alcançar 50 anos de guarda. Ademais, em 1855, Napoleão III realizou a primeira classificação oficial de Bordeaux, com o objetivo de engrandecer seu país no panorama mundial. Criou assim a tão prestigiosa ‘Classification officielle des vins de Bordeaux’ para a famosa Exposição Universal de Paris.
As duas margens do Rio Gironde
A margem esquerda inclui Graves, Sauternes e Médoc, que se divide em Bas-Médoc (conhecida apenas como Médoc) e Haut-Médoc (Auto Médoc). Em Médoc, encontramos solos de pequenos cascalhos, essenciais para o cultivo de uvas, e o clima mais úmido produz vinhos mais simples e frutados. Já em Haut-Médoc, as sub-regiões Pauillac, Saint-Julien, Margaux, Saint-Éstèphe, entre outras, oferecem solos de areia e cascalho, com clima mais quente. Por isso produzem alguns dos rótulos franceses mais famosos.
Por outro lado, a margem direita apresenta uma diversidade de solos, sendo argiloso e calcário em grande parte da região, e uma temperatura mais amena. Isso permite que as uvas amadureçam mais rápido. Consequentemente, os vinhos dessa região tornam-se mais aveludados e alguns, bastante complexos, com potencial para evolução nos aromas e sabores. Além disso, com várias sub-regiões, a margem direita abriga as renomadas Pomerol e Saint-Emilion.
Já a Entre-Deux-Mers, como o próprio nome sugere, está situada entre os dois rios que separam as margens direita e esquerda, sendo dominada pelas castas Sauvignon Blanc e Semillon. Com terroir de clima mais fresco e solo também de argila e calcário, a região é mais conhecida pela produção de vinhos brancos leves e frescos, ideais para serem consumidos ainda jovens.
Dessa forma, Bordeaux, com a diversidade de solos e variedades selecionadas, é renomada mundialmente pela produção de vinhos de alta qualidade e pela tradição centenária na viticultura. Com técnicas de vinificação refinadas que destacam a excelência de cada terroir se tornou um ícone e referência para apreciadores no mundo inteiro.